Justiça Federal celebra um ano de adesão às campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, iniciativa da Ajufe e da Comissão Ajufe Mulheres

    Há um ano, em outubro de 2024, o Conselho da Justiça Federal (CJF) aprovou a proposta de Resolução apresentada pela Ajufe, por meio da Comissão Ajufe Mulheres, que instituiu a adesão oficial da Justiça Federal às campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul. A medida consolidou um importante avanço na promoção da saúde e no bem-estar de magistradas(os), servidoras(es), estagiárias(os) e colaboradoras(es).

    A resolução aprovada prevê a concessão de um dia de folga para a realização de exames preventivos de mama e próstata, com possibilidade de ampliação para até três dias anuais, de acordo com a necessidade.

    Além disso, a norma estimula a promoção de palestras, eventos educativos e campanhas de conscientização, fortalecendo a cultura de prevenção e autocuidado dentro do Judiciário Federal. A iniciativa representa um marco institucional.

    1 ano de implementação — Um ano após sua aprovação, a medida se consolida como uma vitória coletiva. A atuação da Ajufe e da Comissão Ajufe Mulheres foi decisiva para a ampliação das campanhas a todo o sistema de justiça. Em 30 de maio de 2025, o CNJ aprovou Recomendação para garantir a concessão de um dia de ausência ao serviço, por ano, para a realização de exames preventivos de saúde nos órgãos do Poder Judiciário, sem a necessidade de compensação de horário.

    Tags:
    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.