O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio da Comissão Permanente de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, realizou, nesta quarta-feira (8/10), audiência pública sobre o papel do Poder Judiciário em relação à crise climática global. O juiz federal e ex-presidente da Ajufe, Gabriel Wedy, representou a Associação no encontro.
Para o magistrado, a temática da sustentabilidade e o pensar no cuidado com resíduos sólidos são fundamentais no atual cenário em que vivemos. "O enfrentamento das alterações climáticas no setor de resíduos exige articulação entre Poder Judiciário, Administração Pública, sociedade civil e academia, com foco na proteção dos Direitos Humanos das populações vulneráveis. Deve-se também pensar na preservação do meio ambiente equilibrado e do sistema climático estável como direitos fundamentais pensando não apenas nos presentes, mas nas futuras gerações em uma perspectiva ecológica, holística e intergeracional", disse Wedy.
Sob o título “Crise Climática: Poder Judiciário, Sustentabilidade e Resíduos Sólidos”, a sessão teve como objetivo reunir boas práticas relacionadas à sustentabilidade e à gestão de resíduos sólidos, com foco especial nos impactos da crise climática.
Assista à íntegra da audiência:

