Ajufe questiona no STF Resolução do CNJ sobre uso de redes sociais

     

    A Associação dos Juízes Federais do Brasil ingressou, nesta sexta-feira (31), com Ação Direta de Inconstitucionalidade contra dispositivos da Resolução nº 305/2019, do Conselho Nacional de Justiça, que estabelece os parâmetros para o uso das redes sociais pelos membros do Poder Judiciário. O ato normativo foi aprovado, com alterações do texto original propostas pelo presidente do CNJ, ministro Dias Toffoli, durante a última sessão do CNJ do ano passado. Na ADI, a Ajufe questiona a norma por entender que ela viola princípios relacionados à atividade jurisdicional.

    A associação entende que o ato padece de inconstitucionalidades, pois, além de criar hipóteses de condutas passíveis de sanção disciplinar que somente poderiam ser criadas por lei complementar de iniciativa do STF, viola direitos fundamentais, tais como liberdade de expressão e pensamento; da legalidade e da reserva legal, bem como da privacidade.

    Durante o julgamento pelo Colegiado do CNJ, o presidente da Ajufe, Fernando Mendes, destacou que o posicionamento da associação leva em conta que já existe uma norma de conduta sobre o uso de redes sociais. “A manifestação da Ajufe então é pelo não regramento em virtude de um quadro normativo já existente para regular a matéria, e, havendo a regulamentação que todas as sugestões que foram apresentadas sejam acolhidas na medida em que elas veem tornar mais adequadas sem esse caráter punitivo, mas sim em um caráter de orientação a conduta dos magistrados”, declarou Mendes.

    A ação da Ajufe autuada sob o n. 6310 será distribuída por prevenção à ADI 6293, cuja relatoria é do ministro Alexandre de Moraes.

    Veja a ADI 6293: http://ajufe.org.br/images/pdf/ADI_Midias_-_AJUFE.pdf

    Tags:
    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.