A oitava edição da Expedição da Cidadania da Ajufe teve início, nesta segunda-feira (29/9), nas cidades de Belém e Breves, no Pará, com o objetivo de ampliar o acesso à Justiça e prestar atendimentos à população em situação de vulnerabilidade social.
A programação foi aberta com uma ação social em Belém, dedicada à preparação e distribuição de sopas para moradores da capital paraense.
Representando a Ajufe, participaram da atividade realizada na Casa da Sopa, em Belém, a secretária-geral, juíza federal Ana Lya Ferraz, e os magistrados federais Carla Teresa Bonfadini de Sá, Carina Senna, Eneias Alexandre Gonçalves Torres, Frana Elizabeth Mendes, Ian Legay Vermelho, Márcio Santoro Rocha, e Verônica Aparecida da Costa.
No período da tarde, a cerimônia de abertura ocorreu no município de Breves, localizado na Ilha do Marajó, cerca de 200 km de distância de Belém.
A solenidade contou com a presença do desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Marcelo Albernaz, do diretor do foro da Seção Judiciária do Pará, Domingos Daniel Moutinho, e do coordenador dos Juizados Especiais Federais no Pará, Paulo César Moy Anaisse. Além de magistrados, prefeitos, vereadores, parlamentares estaduais, e representantes das seccionais da OAB.
Durante a abertura o desembargador federal lembrou que um evento como a Expedição, que proporciona ao magistrado um contato direto com o jurisdicionado, é fundamental para ampliar a visão na hora de julgar.
"A 1ª Região da Justiça Federal integra três regiões geográficas do país: Norte; Nordeste; e Centro-Oeste. Abrangindo diversos ecossistemas do Brasil, sendo assim, uma região com diversidade geográfica e cultural, que demanda o conhecimento da magistrada e do magistrado dessas diversas diferenças regionais", afirmou Albernaz.
A Expedição segue, até a próxima quinta-feira (2/10), com uma série de atividades que incluem audiências concentradas, atendimentos sociais, ações educativas e visitas institucionais em diferentes pontos da região.



