O Supremo Tribunal Federal (STF) realizou, na segunda-feira (29/9), a cerimônia de posse do ministro Edson Fachin como novo presidente da Corte, e do ministro Alexandre de Moraes, empossado como vice-presidente, para o biênio 2025–2027. A solenidade ocorreu na sede do Tribunal, em Brasília (DF), e reuniu autoridades dos Três Poderes.
A Ajufe esteve presente, representada por seu presidente, Caio Marinho, pelos vice-presidentes das 3ª, 4ª e 6ª Regiões, Alessandro Diaferia, Andre Wasilewski Duszcak e Carlos Geraldo, respectivamente, além do primeiro secretário, Marcelo Roberto de Oliveira, e dos diretores Daniel Raupp, Daniel Sobral, Patrícia Panasolo e Débora Valle Brito.
O ministro Edson Fachin sucede o ministro Luís Roberto Barroso, que conclui seu mandato à frente do STF e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Com a mudança, Fachin assume também a presidência do CNJ, conforme previsto na Constituição Federal.
Empossados
Presidente – Edson Fachin
Natural de Rondinha (RS), o ministro Edson Fachin é professor titular de Direito Civil da Universidade Federal do Paraná (UFPR), instituição pela qual também se graduou. Possui mestrado e doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), além de pós-doutorado no Canadá. Foi indicado ao Supremo em junho de 2015, pela então presidente Dilma Rousseff. Nos últimos dois anos, atuou como vice-presidente do STF.
Vice-presidente – Alexandre de Moraes
Paulistano, o ministro Alexandre de Moraes é graduado, doutor e livre-docente em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), onde leciona. Também é professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Antes de chegar ao STF, foi ministro da Justiça e Segurança Pública e secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo. Foi indicado à Suprema Corte em 2017 pelo então presidente Michel Temer.
Assista à solenidade:
Fotos: Luiz Silveira/STF

