Entre os dias 15 e 18 de setembro, o Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal (CEJ/CJF) promove, em parceria com o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), a segunda edição do curso presencial “Ações de contra-acompanhamento para autoproteção a magistradas e magistrados”, na sede do TRF3, em São Paulo (SP).
A secretária-geral da Ajufe, juíza federal Ana Lya Ferraz, representou a Associação na abertura evento, que também contou com a participação do corregedor-geral da Justiça Federal e diretor do CEJ/CJF, ministro Luis Felipe Salomão.
A capacitação tem como foco o desenvolvimento de técnicas de prevenção e autoproteção voltadas à segurança pessoal e familiar das(os) magistradas(os) federais. O objetivo é treinar os participantes para identificar e interromper tentativas de vigilância ou coleta de informações por parte de possíveis agressores, evitando confrontos diretos sempre que possível.
Entre os temas abordados nesta edição estão o reconhecimento do acompanhamento como forma de coleta de informações, a identificação de situações de comprometimento de segurança, o planejamento de ações profissionais de acompanhamento, além de estratégias e exercícios práticos de anti e contra-acompanhamento.
O curso integra as iniciativas do CJF para aprimorar a segurança institucional da magistratura federal, por meio de formações especializadas e ações de prevenção a riscos.

