CJF e Ajufe visitam aldeia indígena do Mato Grosso do Sul

    O presidente do Conselho da Justiça Federal (CJF), ministro Herman Benjamin, e o presidente da Ajufe, Caio Marinho, realizaram uma visita institucional ao Estado do Mato Grosso do Sul, entre os dias 28 e 30 de agosto. O objetivo foi ver de perto os desafios enfrentados pelo Poder Judiciário na região.

    A comitiva, composta também pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ex-presidente da Ajufe, Paulo Sérgio Domingues, e pelo presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, Carlos Muta, visitaram a aldeia São João, vinculada ao município de Porto Murtinho.

    A visita coincidiu com a realização do projeto “Caminho do Acordo”, realizado pela Justiça Federal do Mato Grosso do Sul (JFMS). O projeto tem como objetivo prestar atendimentos à comunidade indígena local nas áreas jurídica, social e de cidadania.

    aldeia02interna

    Os visitantes acompanharam a ação das equipes da JFMS, da Defensoria Pública da União (DPU) e da Procuradoria Federal, durante o mutirão que atendeu a população local com a realização de sessões de conciliação destinadas à concessão de benefícios previdenciários como aposentadoria rural, salário-maternidade, pensão por morte e auxílio reclusão.

    A atuação priorizou o diálogo e o entendimento entre cidadãos, INSS e demais órgãos na busca de soluções rápidas, justas e menos onerosas.

    Além da celeridade e da pacificação social, o projeto se destaca pelo caráter humanizado e inclusivo, ao levar o serviço estatal a locais historicamente marginalizados, reduzindo a distância entre o cidadão e o Judiciário. Com isso, o Caminho do Acordo consolida-se como uma ferramenta essencial de democratização do acesso à Justiça e no fortalecimento da cidadania.

    aldeia03interna

    Tags:
    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.