Teve início nesta quarta-feira (14/5), em Brasília, o "1º Encontro Nacional de Inovação e Boas Práticas da Justiça Federal", promovido pelo Conselho da Justiça Federal (CJF), em parceria com o Laboratório de Inovação Ipê Lab e com apoio do Centro de Estudos Judiciários (CEJ). A Ajufe esteve representada na abertura pela diretora de assuntos legislativos, Marcelle Carvalho Ferreira, que integrou a Comissão Avaliadora do Prêmio, e pela diretora cultural e de revista, Mária Rúbia Andrade Matos.
O evento, que se estende até quinta-feira (15/5), tem como foco o compartilhamento de iniciativas inovadoras implementadas nos Tribunais Regionais Federais (TRFs), com destaque para o uso de tecnologias emergentes — especialmente a Inteligência Artificial — no aprimoramento dos serviços do Judiciário Federal.
O primeiro dia foi marcado por uma palestra sobre os impactos da IA no sistema de Justiça e pela apresentação de projetos inovadores dos TRFs das seis Regiões, que concorrem ao "Prêmio de Boas Práticas da Justiça Federal". As exposições funcionam como uma vitrine de soluções bem-sucedidas que vêm transformando rotinas e melhorando a eficiência nos tribunais.
Na quinta-feira, a programação segue com workshops interativos voltados para os desafios e oportunidades da inovação no Judiciário, e se encerra com a entrega do Prêmio.