STJ realiza primeiro congresso entre Brasil-China com apoio da Ajufe

     Nesta terça-feira (11/3), o Superior Tribunal de Justiça (STJ), com o apoio da Ajufe, realizou a abertura do “1º Congresso Brasil-China de Direito”, na sede do Tribunal em Brasília. Representando a Ajufe, estiveram presentes o presidente, Caio Marinho, a secretária-geral, Ana Lya Ferraz, e a diretora de assuntos parlamentares, Marcelle Carvalho Ferreira.

    O evento, que encerra amanhã, quarta-feira (12/3), tem como objetivo o debate de especialistas sobre meio ambiente, crimes ambientais e cibernéticos e inteligência artificial no contexto jurídico dos dois países.

    Os temas do Congresso pairam na perspectiva das três seções do STJ: Direito Público, Direito Privado e Direito Penal.

    Durante a abertura, o presidente do STJ, ministro Herman Benjamin, reforçou que a cooperação comercial entre ambas nações já existe e está consolidada e agora é a vez da cooperação jurídica sino-brasileira. “No ano passado expus a ideia, pela primeira vez no Brasil, de reunir as principais e mais renomadas faculdades de Direito de ambas as nações com o objetivo de ampliar o conhecimento recíproco à respeito dos nossos sistemas legais”, disse. E lembrou que durante o segundo dia de evento do Congresso será assinado um documento que cria o consórcio Brasil-China de faculdades de Direito.

    Em seguida, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, explicou aos presentes como funciona o Judiciário e as leis no Brasil. “Somos 18 mil juízes de um Judiciário bastante independente porque os juízes são recrutados por concurso público, tem garantias, e o Judiciário tem autonomia financeira e orçamentária”, disse.

    Os dois dias de evento podem ser vistos pelo canal do STJ no Youtube (https://youtu.be/1UTkt6atE5U).

      

    brasil china02

    Tags:
    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.