Nota oficial da AMB e da Ajufe sobre o estudo do Tesouro Nacional divulgado nesta 5a feira (25/1)

    A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) prestam à sociedade o esclarecimento de que uma comparação correta entre o custo do Judiciário de diferentes países só seria possível por meio de um estudo que levasse em consideração as diferenças entre as nações, volume de processos ajuizados e julgados, número de juízes por habitantes e outros aspectos, algo que o estudo apresentado pelo Tesouro Nacional, segundo os dados disponíveis, não fez.

     

    Portugal, por exemplo, não inclui nas despesas de seu Judiciário os custos com infraestrutura e servidores – o que, no Brasil, é somado às despesas dos Tribunais. Países que aparecem no levantamento como os mais econômicos – como Suíça, Áustria, Holanda, Bélgica e Suécia – não têm uma população tão grande quanto a brasileira e tampouco o número de processos ajuizados e julgados registrados no Brasil. Esses países têm, portanto, uma demanda muito menor para seu sistema de Justiça. A entrada de novos processos nos tribunais brasileiros é uma das mais altas do mundo, conforme divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

     

    Há ainda casos como o da França, que tem população menor, menos problemas sociais e PIB maior que o brasileiro. Como estabelecer uma comparação razoável da prestação de serviço do Judiciário em casos como esse?

     

    A Constituição brasileira é também reconhecida como uma das mais extensas em matéria de direitos e garantias, além de incluir diversos temas não constitucionais, o que agrega complexidade ainda mais ampla do que em países com outras tradições no direito. Os recursos que o Brasil investe no Judiciário são parte do custo da democracia e necessários para enfrentar a alta demanda que a sociedade brasileira leva à Justiça.


    Frederico Mendes Junior - Presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB)
    Nelson Gustavo Mesquita Ribeiro Alves - Presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe)

    Tags:
    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.