Valorização da magistratura é destaque na abertura do 36º Encontro Nacional dos Juízes Federais do Brasil

    Mais de duzentos juízes federais participaram da abertura do 36º Encontro Nacional dos Juízes Federais do Brasil, promovido pela AJUFE, nessa quinta-feira (26/10). O evento, que tem o objetivo de reunir associados (as) promovendo a troca de experiências, ocorre até sábado (28/10) e é realizado na Praia do Forte (BA). O presidente do STF e do CNJ, ministro Luís Roberto Barroso, abriu a programação oficial e destacou a importância da magistratura e eficiência da justiça.

    “Eu tenho muita preocupação com a valorização da magistratura, em preservar a atratividade da magistratura e isso envolve, sim, remuneração, não só subsídios, mas também subsídios e vantagens, prestígio institucional, reconhecimento e enfrentar um pouco campanhas difamatórias que aqui e ali se ouvem em relação ao Poder Judiciário. [...] E, como presidente do Supremo, eu pretendo implementar uma agenda de valorização da magistratura de uma maneira geral”, destacou o ministro Roberto Barroso.

    Abertura 04

    No discurso de abertura, o presidente da Ajufe, Nelson Alves, falou sobre o relatório Justiça em Números 2023, do CNJ, que revelou que a magistratura federal é a que mais trabalha e representa o único ramo superavitário do Poder Judiciário. Em contrapartida, a carreira não tem recebido a devida valorização.

    “Os juízes e juízas federais estão cansados! Precisamos ser valorizados! Em que pese isso, somos otimistas, ao menos é essa minha visão e que procuro encaminhar como presidente da AJUFE. E esse otimismo vem do diálogo com pessoas que compreendem e se interessam por tudo o quanto foi dito até esse momento como é o caso do ministro Luís Roberto Barroso”, frisou Nelson Alves.

    Também compuseram a mesa de abertura o ministro do STJ e ex-presidente da Ajufe, Paulo Sérgio Domingues, os conselheiros do CNJ, Jane Granzoto, Marcio Luiz Coelho de Freitas e Luiz Fernando Bandeira, o presidente do TRF2, Guilherme Calmon, a presidente do TRF6, Mônica Sifuentes, o corregedor do TRF3, David Diniz, a diretora dos aposentados da Ajufe, Maria Helena Rau, e o consultor jurídico da Caixa, Leonardo Faustino.

    Ainda nesta sexta-feira (27/10), os participantes do 36º Encontro Nacional irão participar de uma roda de conversa sobre aspectos do marco temporal e seu julgamento pelo STF e a formação dos magistrados e preparação para a aposentadoria.

    Abertura 03 1

    Veja as fotos da abertura: https://www.flickr.com/photos/ajufe_oficial/albums/72177720312258708

    Confira a programação do 36º Encontro Nacional: https://www.ajufe.org.br/images/pdf/Programacao-36EN.pdf

    Tags:
    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.