A diretoria da Ajufe recebeu, nesta quinta-feira (15/6), visita dos consultores do Instituto Innovare, Marco Lara e Verônica Pires, na sede da Associação, em Brasília (DF). Além do presidente da Ajufe, Nelson Alves, o vice-presidente da 1ª Região, Shamyl Cipriano, a vice-presidente da 6ª Região, Mara Lina do Carmo, e a diretora administrativa e coordenadora da Comissão Ajufe Mulheres, Camila Pullin participaram da reunião.
O objetivo da visita foi a apresentação da Comissão Ajufe Mulheres, inscrita no Prêmio Innovare 2023, na categoria juiz. As integrantes do grupo apresentaram um vídeo que mostra a história da Ajufe Mulheres, criada em 2017.
Ajufe Mulheres – A criação da Comissão foi impulsionada pela inquietação causada pelos dados do Censo do Poder Judiciário de 2014, que indicavam que as mulheres compunham aproximadamente ¼ dos seus quadros. O Censo também indicou que muitas juízas se sentiam afetadas em sua vida pessoal mais dos que os seus colegas homens, vivenciando dificuldades adicionais em processos de remoção ou promoção ou reações negativas de outros profissionais do sistema de justiça por serem mulheres. A Comissão é coordenada por uma juíza federal indicada pela presidência da Ajufe, e atualmente conta com 30 componentes que participam diretamente das atividades.
Desde a sua criação, a Ajufe Mulheres promove eventos científicos, pesquisas, publicações e requerimentos aos órgãos de cúpula do Judiciário com a intenção de debater as assimetrias de gênero e raça na composição dos quadros do Poder Judiciário, por entender que a diversidade é indispensável para a concretização da democracia.