Ajufe participa de solenidade de diplomação do presidente da República

    O vice-presidente da Ajufe da 1ª Região, Shamyl Cipriano, e as diretoras Ana Lya Ferraz, Janaína Pontes e Mária Rúbia Andrade participaram, nesta segunda-feira (12/12), da sessão solene de diplomação do presidente da República eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, e do vice-presidente Geraldo Alckmin, no Tribunal Superior Eleitoral.

    Na ocasião, o presidente da Corte, ministro Alexandre de Moraes, fez a entrega dos diplomas aos candidatos eleitos. O ato confirma que os escolhidos pelos eleitores cumpriram todas as formalidades previstas na legislação eleitoral e estão aptos a tomar posse nos cargos para os quais foram eleitos e habilitados à investidura perante o Congresso Nacional em 1º de janeiro de 2023, nos termos da Constituição Federal.

    Em seguida, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva proferiu o seu discurso de diplomação e o ministro Alexandre de Moraes falou em nome do TSE. "A Justiça Eleitoral se preparou para garantir transparência e lisura das eleições. A Justiça Eleitoral se preparou para combater com eficácia ataques antidemocráticos ao estado de direito, e os covardes ataques e violências pessoais aos seus membros e de todo o Poder Judiciário", afirmou o ministro.

    Cerimônia de diplomação - A Justiça Eleitoral realiza a solenidade de diplomação dos eleitos desde 1951, quando Getúlio Vargas retornou à Presidência da República por meio do voto popular. Suspensa durante o regime militar (1964 a 1985), a cerimônia voltou a ser realizada após a redemocratização do país, em 1989, com a eleição de Fernando Collor de Mello.

    Nas eleições presidenciais, cabe ao TSE realizar a diplomação dos eleitos, em cerimônia que acontece no Plenário da Corte.

    Tags:
    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.