27ª Vara Federal do Rio de Janeiro implementa gestão de inovação e amplia comunicação com o usuário

    Em 2021, ainda em regime de teletrabalho decorrente das medidas advindas da pandemia de Covid-19, a 27ª Vara Federal do Rio de Janeiro, de competência cível, colocou no ar sua página eletrônica para funcionar como um “Portal ao Cidadão”, e oferecer informações e serviços digitais para, assim, assegurar a manutenção do acesso do jurisdicionado por meio de recursos tecnológicos.

    A ideia deste projeto, intitulado de “Vara Integrada ao Cidadão (VIC)”, é de ampliar o acesso à Justiça, possibilitando a maior integração de advogados e jurisdicionados com os processos em tramitação na Vara.

    A VIC teve sua criação na busca de implementar a política de gestão de inovação que contribua para a efetividade da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e das disposições da Resolução 395/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) (que instituiu a política de inovação no Poder Judiciário).

    Para a juíza federal Geraldine Vital, titular da 27ª VFRJ, a página eletrônica tem sido uma forma eficiente e ágil para se criar um canal de comunicação entre a sociedade e o juízo. “A 27ª VFRJ ter se tornado um espaço cada vez mais integrado com o cidadão, como usuário do serviço de Justiça, ao possibilitar o atendimento por nossa Central Permanente de Relacionamento, da qual destaca-se a mascote Justa, nossa assistente virtual, que interage não só com o usuário externo, mas também com os servidores integrantes da equipe no direcionamento de comunicações facilitadoras ao cumprimento das metas estabelecidas", explica.

    E continua: "sem descurar do atendimento presencial, necessário para acolher a parcela da população que é excluída digital, o retorno positivo dos advogados reforça a certeza de que vivemos o Poder Judiciário do amanhã, com a necessidade de nos aproximarmos do cidadão, para entender suas necessidades e dores, e assim prestarmos uma atividade judicial eficiente a tempo e modo. Foi concebido um espaço virtual centralizado para o esclarecimento de dúvidas frequentes, acompanhamento em tempo real dos processos conclusos para sentença, inclusive com possibilidade de envio de memorial on-line. É um portal de transparência e acessibilidade, acima de tudo”, finaliza.

    Na página eletrônica da 27ª VFRJ são divulgados, além de informações, a Agenda da e-27VFRJ com a pauta de audiências e atendimento aos advogados, auxílio no peticionamento eletrônico e o Fale Conosco, para o acesso à Central Permanente de Relacionamento com a Vara, para atendimento presencial ou eletrônico, inclusive com a assistente virtual “Justa”, um chatbot via WhatsApp que funciona 24 horas por dia, sete dias da semana. A página conta ainda com um espaço para receber feedback dos seus usuários.

    Acesse a página da 27ª VFRJ (https://www.jfrj.jus.br/juizos/paginas-das-varas/27vf/27vf) e descubra as funcionalidades criadas para os cidadãos, como usuário do serviço prestado pelo Poder Judiciário naquela unidade.

     

     


    Canais de atendimento:
    Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
    Assistente Virtual Justa: (21) 99900-5654
    Balcão virtual: https://bit.ly/3MK6RtW

    Tags:
    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.