Comissão Ajufe Mulheres reforça a necessidade de uma maior participação feminina no Poder Judiciário junto a ministros

    Finalizando a semana em alusão ao “Dia Internacional da Mulher” e a comemoração do primeiro “Dia Internacional da Mulher Juíza” – instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), a Comissão Ajufe Mulheres se encontrou com ministros das cortes superiores para apresentar a pesquisa “Quem estamos empoderando? Indicadores e Tendências sobre Diversidade Judicial em Cortes Constitucionais”, realizada pela Universidade de Oxford com apoio da Ajufe.

    TSE - A Comissão visitou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para uma audiência com o ministro Edson Fachin, presidente da Corte. O ministro afirmou que as informações da pesquisa deverão ampliar debates que promovam a inclusão de mais mulheres nos diversos espaços do poder judiciário brasileiro.

    51930795561 4994e93fe4 o

    A secretária-geral da Ajufe, Clara Mota, membro da Comissão e secretária de auditoria do TSE, lembrou que a pesquisa traz vários dados que demonstram que os Tribunais de Justiça do país ainda carecem de maior participação feminina nas mais diversas áreas.

    51930797591 bba32c5cb6 o

    Participaram da reunião as integrantes da Comissão: Tani Wuster; Maria Cândida Almeida; Marcelle Ragazoni; e Mara Lina Silva. a ministra substituta do TSE, Maria Claudia Bucchianeri, a secretária-geral da Corte Eleitoral, Christine Peter, e a assessora do Núcleo de Inclusão e Diversidade do Tribunal, Samara Pataxó.

    STJ - No Superior Tribunal de Justiça (STJ), a Comissão visitou os ministros Isabel Gallotti, Rogerio Schietti e Ribeiro Dantas. A Comissão entregou aos ministros a pesquisa Ajufe/Oxford, um levantamento de dados feito pela Comissão sobre a participação feminina no Judiciário brasileiro e a Nota Técnica nº 2.

    WhatsApp Image 2022 03 11 at 10.30.43

    Participaram dos encontros no STJ a vice-presidente na 5ª Região e coordenadora da Comissão Ajufe Mulheres, Camila Pullin, a secretária-geral, Clara Mota, e pelas juízas federais e membros da Comissão, Marcelle Ragazoni, Tani Wurster, Adriana Cruz, Priscilla da Costa Corrêa, Natália Luchini, Mara Lina Silva do Carmo, Janaina Cassol Machado, Maria Cândida Carvalho Monteiro de Almeida, Liz Corrêa de Azevedo e Julia Cavalcante Silva Barbosa.

    WhatsApp Image 2022 03 11 at 10.29.10

    Os documentos das pesquisas podem ser acessados na página da Comissão: https://ajufe.org.br/comissao-ajufe-mulheres.

     

     

     


     *Com informações e fotos do TSE.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.