Justiça em Números: Justiça Federal arrecada 3 vezes mais o que gasta

    A Justiça Federal arrecadou, em 2020, quase três vezes o que gasta. Os dados constam na última edição do Relatório Justiça em Números, anuário estatístico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), divulgado no mês passado.

    Segundo o levantamento, no ano passado, em meio à pandemia de Covid-19, a Justiça Federal conseguiu arrecadar quase 35 bilhões de reais, enquanto seu gasto total foi de 12 bilhões, o que mostra um superávit de cerca de 23 bilhões, valor devolvido à população.

    O bom desempenho para a liquidação de dívidas federais pagas pelos devedores em decorrência da ação judicial resultou no retorno de mais do que o dobro (288%) do valor de suas despesas nesse segmento de Justiça.

    Ainda de acordo com o relatório, cada magistrado federal gera mais de 18 milhões de reais para a população, considerando o número atual de 1942 magistrados e magistradas federais. Dentre os assuntos mais demandados está a concessão de benefícios previdenciários como o auxílio-doença (541 mil).

    Apesar de contar com apenas 10% do número de magistrados do país, e gastar cerca de 12% do total do orçamento do Poder Judiciário, a Justiça Federal arrecadou mais de 56% dos valores recuperados.

    Conheça o documento em: https://bit.ly/3v9ILQQ

    Tags:
    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.