Em entrevista à GloboNews, presidente da Ajufe comenta reforma administrativa

    O presidente da Ajufe, Fernando Mendes, e o advogado-geral da União, ministro André Luiz de Almeida Mendonça, debateram a reforma administrativa no GloboNews Política, com Gerson Camarotti. 

    O tema tem sido amplamente debatido pela Ajufe. A entidade já elaborou duas notas técnicas contra propostas que podem afetar a magistratura federal, especialmente no que diz respeito às férias e à desvinculação.

    Durante o programa, Mendes falou sobre a agenda das reformas que o Executivo tem proposto. "O que nós temos alertado é que em alguns pontos da reforma administrativa que estão sendo propostos, nós já temos no texto constitucional mecanismos que permitiriam tratamento dessa questão sem a alteração da Constituição, porque a reforma administrativa de 98, a chamada Emenda 19, já previu, por exemplo, a questão da possibilidade de você exonerar servidores por falta de desempenho", avaliou o presidente da Ajufe. 

    "O que nós precisaríamos é de uma regulamentação, mas se o tema for colocado em debate, se o Governo apresentar essa proposta, o que a Ajufe vai fazer, como tem feito, é contribuir para a melhoria, porque nós também temos a preocupação que o serviço público, a estrutura do serviço público tem que ser preservada. Não pode haver um desmonte do serviço público, essa é a nossa preocupação", afirmou.

    Ao ser questionado se a reforma não seria para todos os servidores, o presidente da Ajufe pontuou que "algumas carreiras de Estado como AGU, auditores fiscais, eles são Órgão de Estado eles precisam ter essa garantia de estabilidade para que não sofra a interferência política. Para nós, a Magistratura entra em um outro patamar que é a discussão da vitaliciedade. Nós temos essa expectativa a essa leitura do Governo que essa reforma se ela fosse atingir o Poder Judiciário, os membros do Poder Judiciário, não os servidores em geral, mas os agentes políticos, os membros e magistrados de carreira, teria que vir uma proposta do Supremo Tribunal Federal porque exatamente entra na questão da independência dos Poderes", destacou.

    GNEWS

    Veja a íntegra da entrevista em: https://globosatplay.globo.com/globonews/v/8361688/

    Tags:
    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.