Ajufe participa de audiência pública sobre o Cadastro Fiscal Positivo da PGFN

    O presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Fernando Mendes, participou de audiência pública nesta quarta-feira (28) para debater a proposta que visa classificar contribuintes conforme histórico de pagamento e perfil de risco. O evento, promovido pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), ocorreu em São Paulo (SP), na FIESP.

    O objetivo inicial do debate é que o Cadastro Fiscal Positivo da PGFN sirva como exemplo para nortear serviços de atendimento, a fim de garantir condições para regularização e garantia de dívidas.

    Os participantes da audiência discutiram aspectos importantes como os canais de atendimento diferenciados, critérios a serem considerados para influenciar positiva ou negativamente na classificação do perfil de risco do contribuinte, influência do histórico de adesão e cumprimento dos acordos de parcelamento, entre outros.

    Durante a audiência, o presidente da Ajufe falou sobre o papel da Justiça Federal no modelo atual de arrecadação da dívida ativa. "Dos R$ 30,2 bilhões recebidos de execuções fiscais, 85% foram arrecadados por meio da estrutura da Justiça Federal. Isso se deve, principalmente, à alta produtividade dos magistrados e ao investimento em ferramentas que aceleram o julgamento processual", destacou Fernando Mendes.

    Além dos Procuradores da Fazenda Nacional Cristiano Lins de Morais, Daniel de Saboia Xavier, Rita Dias Nolasco e Rogério Campos, participou da audiência pública a ex-presidente do TRF-3, desembargadora federal Marli Ferreira.

    Tags:
    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.