CEJ/CJF disponibiliza versão digital do livro que narra a história da Justiça Federal

    O livro "Justiça Federal: uma história", de autoria do jornalista Rodrigo Haidar, está disponível gratuitamente em versão digital. A publicação foi organizada pelo Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal (CEJ/CJF), com apoio da Ajufe, e pode ser acessada por qualquer pessoa interessada em conhecer a trajetória da Justiça Federal no Brasil.

    O lançamento oficial da obra ocorreu na última segunda-feira (10/11), na sede do CJF, em Brasília. O livro conta com prefácio do ministro Luis Felipe Salomão, vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do CJF, corregedor-geral da Justiça Federal e diretor do CEJ.

    "Justiça Federal: uma história" resgata, de forma detalhada, os principais marcos históricos da instituição: da sua criação durante a Primeira República, passando pela extinção durante o Estado Novo, pela reinstalação nas décadas de 1940 e 1960, até sua consolidação com a Constituição de 1988, quando passou a atuar como um dos pilares do Estado Democrático de Direito.

    A obra também reúne depoimentos e contribuições dos ministros aposentados Carlos Velloso, Pádua Ribeiro, Costa Leite e Nilson Naves.

    Acesse a versão digital: https://www.ajufe.org.br/images/2025/PDF/JusticaFederalumahistoria.pdf

     

     


     Foto: Raimundo Sampaio/ASCOM CJF.

    Tags:
    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.