"Nós existimos e estamos trabalhando", afirma juíza sobre aumento de pessoas negras no Judiciário

     

    Ao Migalhas, a magistrada fala do trabalho dos juízes e juízas negros para pautar a questão racial no Judiciário.

     

    Tratar da igualdade racial no Judiciário pressupõe a compreensão de que o Brasil é um país profundamente marcado por desigualdades raciais, "o que parece uma obviedade, mas ainda é negado por alguns". Assim afirma a juíza Federal Adriana Cruz, do RJ.

    Ao Migalhas, a magistrada diz que a presença de pessoas negras na magistratura é "rarefeita", o que dá a impressão de que serem inexistentes no Judiciário. "Nós existimos e estamos trabalhando", contesta.

    Assista ao vídeo:

     

    Ações

    A magistrada acredita que os juízes e juízas negros tomam para si a responsabilidade de pautar a questão racial no Judiciário, embora deva ser uma pauta de todos os juízes.

    Adriana conta que foi instituído o Fórum Nacional de Juízas e Juízes contra o Racismo e todas as formas de Discriminação e, além do Fórum, os magistrados e magistradas negros se organizaram em um coletivo e organizaram um evento nacional, em 2017, para dialogar com a sociedade sobre o tema.

    Ainda no âmbito da magistratura Federal, a Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil lançará um podcast intitulado "Podcast Justiça Federal em Debate". A fim de celebrar o mês da Consciência Negra, os cinco primeiros episódios do podcast falarão sobre Racismo no Poder Judiciário, questões raciais e o sistema carcerário, racismo ambiental, racismo e colonialidade, e ações afirmativas.

    O primeiro episódio vai ao ar no dia 24 de novembro, com a participação da juíza Adriana Cruz e outros e outras magistrados(as) federais. O conteúdo estará disponível nas plataformas Spotify, Apple Music, Google Podcasts.

     

     

    Fonte: Redação Migalhas.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.