O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizou, nesta quinta-feira (18), a solenidade de posse do ministro Antonio Carlos Ferreira no cargo de corregedor-geral da Justiça Eleitoral. A diretora da Ajufe, Carolline Scofield Amaral, representou a entidade na cerimônia.
Também estiveram presentes os ex-presidentes da Ajufe Fernando Mattos e Paulo César Domingues — atualmente ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) —, além do desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região Newton Ramos, ex-diretor da Ajufe.
O ministro
Antonio Carlos Ferreira integra o TSE desde 13 de junho de 2023, quando tomou posse como ministro substituto. Em 19 de setembro de 2024, assumiu como ministro efetivo, em ano eleitoral.
Natural de São Paulo (SP), é ministro do STJ desde 2011. Graduado em Direito pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), construiu carreira na Caixa Econômica Federal, onde atuou por mais de 27 anos, ocupando diversos cargos de assessoramento e gestão. Ingressou na instituição em 1979, por meio de concurso público.
A CGE
A Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral (CGE) é ocupada por um ministro ou ministra efetiva do STJ, conforme a ordem de antiguidade na representação da Corte no TSE. A unidade é responsável por fiscalizar a regularidade dos serviços eleitorais em todo o país e por orientar rotinas e procedimentos a serem seguidos pelas corregedorias eleitorais nos estados e pelos cartórios eleitorais.
A CGE também atua como gestora do cadastro eleitoral, responsável pelos dados biográficos e biométricos das eleitoras e dos eleitores, além de gerenciar os serviços relacionados a essas informações.
Assista à posse: https://youtu.be/R_9L9SSV0eg

