Ajufe participa de debates sobre justiça climática e direitos humanos na COP 30

    O presidente da Ajufe, Caio Marinho, e a secretária-geral, Ana Lya Ferraz, participaram, nesta quinta-feira (13/11), da programação especial “Dia da Justiça, do Clima e dos Direitos Humanos”, durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém (PA).

    Promovido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em parceria com o Superior Tribunal de Justiça (STJ), Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Conselho da Justiça Federal (CJF), o evento reuniu magistrados do Brasil e do exterior, representantes da ONU, acadêmicos, instituições financeiras e organizações da sociedade civil para discutir o papel do Judiciário diante da crise climática global.

    Em quatro painéis temáticos, os participantes abordaram temas como justiça climática, proteção ambiental e direitos humanos.

    internacop

    Estiveram presentes o presidente do STF, ministro Edson Fachin, o presidente do STJ, ministro Herman Benjamin, além dos ministros Cármen Lúcia (STF), Luís Roberto Barroso (STF), Mauro Campbell Marques (STJ), Regina Helena Costa (STJ), Afrânio Vilela (STJ), Paulo Sérgio Domingues (STJ e ex-presidente da Ajufe), Sebastião Reis Júnior (STJ), e Sérgio Kukina (STJ).

    O evento foi encerrado com o lançamento do processo de elaboração da “Declaração de Belém dos Juízes sobre as Mudanças Climáticas”, iniciativa que visa consolidar o compromisso da magistratura com a justiça climática e a proteção dos direitos fundamentais em contextos de emergência ambiental.

    Tags:
    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.