Ajufe participa de fórum do STJ sobre direito do mar e sustentabilidade dos oceanos

    O presidente da Ajufe, Caio Marinho, participou, nesta terça-feira (4/11), da abertura do “Fórum de Direito do Mar e Uso Sustentável dos Oceanos, Mares e Recursos Marinhos”, realizado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília (DF).

    O evento é uma iniciativa conjunta do STJ e do Ministério das Relações Exteriores, com apoio da Ajufe, e teve como foco especial o fortalecimento da cooperação entre o Brasil e os países da Ásia e do Pacífico, com ênfase na preservação dos recursos marinhos e no papel do Direito Internacional do Mar.

    Durante sua fala, Caio Marinho destacou a relevância do tema no cenário atual. “Mais do que um recorte geográfico, este fórum propõe um debate ético sobre a nossa responsabilidade na preservação da vida no planeta. A Ajufe soma-se a esse movimento promovendo o diálogo entre magistradas, magistrados, cientistas, diplomatas e gestores públicos. Não há sustentabilidade sem Justiça, nem Justiça sem cooperação”, afirmou.

    A edição de 2025 do fórum reforça a importância do Direito como ferramenta de proteção ambiental e contribui para os debates que envolvem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente no que se refere à vida marinha, justiça institucional e combate às mudanças climáticas.

    Assista ao Fórum:

    Tags:
    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.