Nos dias 2 e 3 de outubro, o Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) e o Instituto Brasileiro de Educação em Direitos e Fraternidade (IEDF) promoveram o IV Congresso do IEDF – Amazônia Viva: Estratégias para um Futuro Sustentável. A secretária-geral da Ajufe, Ana Lya Ferraz, participou do evento como palestrante.
Durante o painel sobre migração e seus desafios sociais e jurídicos na região amazônica, a magistrada abordou os impactos desses fluxos no desenvolvimento sustentável. Ela destacou os movimentos migratórios internos promovidos por políticas estatais nas décadas de 1950 a 1970 e apontou a Amazônia como porta de entrada para refugiados em deslocamentos internacionais.
O Congresso reuniu autoridades, especialistas e representantes da sociedade civil para discutir temas como Direito Ambiental, direitos humanos, proteção da Amazônia e comunidades tradicionais.
Homenagem - Durante o evento, foi lançado o livro Amazônia Viva: Estratégias para um Futuro Sustentável, em homenagem aos 10 anos dos ministros Reynaldo Soares da Fonseca e Marcelo Ribeiro Dantas no Superior Triunal de Justiça. A publicação, da Editora Asces, teve coordenação de Rafaela Silva Brito, Fábio Francisco Esteves e Sandra Taya, com organização de Rafael Favetti e Fernando Gomes de Andrade.

