O presidente da Ajufe, Caio Marinho, participou, nesta segunda-feira (22/9), da abertura do Congresso “Inteligência Artificial no Poder Judiciário”, realizado no Centro Universitário Dom Helder, em Belo Horizonte (MG).
O evento, que se estende até o dia 23, é promovido pelo Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal (CEJ/CJF), em parceria com o Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6) e a Escola de Magistratura Federal da 6ª Região (ESMAF).
A proposta do congresso é debater de forma qualificada, interinstitucional e interdisciplinar o uso ético, eficiente e responsável da inteligência artificial (IA) no âmbito da Justiça brasileira.
Durante sua fala, o presidente da Ajufe destacou que a sociedade espera que o uso de ferramentas de IA contribua para tornar o Judiciário mais célere, eficiente e acessível, mas lembrou que a tecnologia, por si só, não garante tais resultados.
“Um evento como este, que reúne magistrados, acadêmicos e juristas, é essencial para que possamos assegurar direitos fundamentais e a preservação da democracia na aplicação dessas novas tecnologias”, afirmou.
A programação inclui painéis com especialistas e autoridades, voltados ao intercâmbio de experiências, à atualização técnico-jurídica e à construção de diretrizes para o desenvolvimento seguro e responsável da IA no sistema de justiça.
O congresso pode ser assistido no canal do TRF6 no YouTube: https://www.youtube.com/@trf6.
Foto: Kailan Lima/Ascom TRF6

