Congresso debate o uso da Inteligência Artificial no Poder Judiciário

    O presidente da Ajufe, Caio Marinho, participou, nesta segunda-feira (22/9), da abertura do Congresso “Inteligência Artificial no Poder Judiciário”, realizado no Centro Universitário Dom Helder, em Belo Horizonte (MG).

    O evento, que se estende até o dia 23, é promovido pelo Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal (CEJ/CJF), em parceria com o Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6) e a Escola de Magistratura Federal da 6ª Região (ESMAF).

    A proposta do congresso é debater de forma qualificada, interinstitucional e interdisciplinar o uso ético, eficiente e responsável da inteligência artificial (IA) no âmbito da Justiça brasileira.

    Durante sua fala, o presidente da Ajufe destacou que a sociedade espera que o uso de ferramentas de IA contribua para tornar o Judiciário mais célere, eficiente e acessível, mas lembrou que a tecnologia, por si só, não garante tais resultados.

    “Um evento como este, que reúne magistrados, acadêmicos e juristas, é essencial para que possamos assegurar direitos fundamentais e a preservação da democracia na aplicação dessas novas tecnologias”, afirmou.

    A programação inclui painéis com especialistas e autoridades, voltados ao intercâmbio de experiências, à atualização técnico-jurídica e à construção de diretrizes para o desenvolvimento seguro e responsável da IA no sistema de justiça.

    O congresso pode ser assistido no canal do TRF6 no YouTube: https://www.youtube.com/@trf6.

     

    Foto: Kailan Lima/Ascom TRF6

    Tags:
    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.