O Complexo Penitenciário de Marituba, em Belém (PA), é o mais novo parceiro do programa Ajufe por um Mundo Melhor (AJMM). A iniciativa é fruto da parceria entre a Ajufe e o Instituto Mundo Melhor, com o objetivo de oferecer cursos de qualificação a pessoas privadas de liberdade, promovendo a ressocialização por meio da educação.
Nesta quinta-feira (18/9), o juiz federal Rafael Wolff, representante da Ajufe e coordenador do programa, visitou a unidade a convite da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), para conhecer as instalações que irão receber o projeto.
“A estrutura preparada no Pará é promissora e reforça a missão do programa: criar oportunidades reais de aprendizado, qualificação e reinserção no mercado de trabalho. Acreditamos que a educação é um caminho essencial para a transformação social e para a redução da reincidência criminal”, afirmou Wolff.
Com a adesão do Pará, o AJMM já está presente em 16 estados brasileiros. A meta é expandir ainda mais a atuação, alcançando outras unidades prisionais e beneficiando não apenas os mais de 20 mil custodiados atendidos atualmente, mas também servidores, colaboradores e familiares.

