CNJ publica Resolução sobre preparação para aposentadoria e valorização de magistrados (as) aposentados (as)

    O Conselho Nacional de Justiça publicou, nesta segunda-feira (6/11), a Resolução 526/2023, que dispõe sobre o programa de preparação à aposentadoria para magistrados e magistradas de todo o país. A medida foi aprovada no fim de setembro e contou com iniciativa da Ajufe, que levou estudos e sugestões ao conhecimento do CNJ.

    A diretora de interesses dos aposentados, Maria Helena Rau, e a secretária-geral e diretora de prerrogativas, Ana Lya Ferraz, fizeram parte de um grupo de trabalho instituído pela então Presidente do CNJ, Ministra Rosa Weber, e coordenado pelo Ministro Luiz Phillipe Vieira de Mello Filho.

    A norma recém publicada estabelece diretrizes para a aposentadoria dos magistrados e magistradas, com o objetivo de promover uma transição saudável para um novo ciclo de vida, bem como valorizar as experiências e conhecimentos adquiridos ao longo de suas carreiras.

    Entre as principais diretrizes da Resolução estão a preparação à aposentadoria, participação em cursos, coordenação de memoriais, participação de magistrados (as) aposentados (as) em diversas atividades, dentre outras.

    Ainda, em seu art. 5o, dispõe o ato normativo que magistrados e magistradas aposentados (as) farão jus aos mesmos benefícios auferidos pelos da ativa, decorrente do exercício de suas funções.

    Veja a íntegra da Resolução: https://www.ajufe.org.br/images/pdf/Resolucao_Aposentados_CNJ.pdf

    Tags:
    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.