Ajufe e associações regionais buscam no CNJ providências para garantir GAJU às magistradas federais durante a licença-maternidade ou adotante

    Nesta segunda-feira (16), a Ajufe e as Associações Regionais da magistratura federal ingressaram no Conselho Nacional de Justiça com pedido de providências para que o direito à GAJU seja garantido às magistradas federais durante a licença-maternidade ou adotante.

    O pedido acompanha jurisprudência pacífica do STJ, no sentido de que o gozo de um direito com estatura constitucional, como a licença à gestante, não pode causar decréscimo remuneratório ou qualquer outro prejuízo à servidora (não havendo motivo razoável para o mesmo entendimento não ser aplicado à magistratura).

    Citando normas e jurisprudência a respeito, as associações pretendem que o CNJ regulamente de forma expressa o referido direito a todas as magistradas federais. O entendimento é de que o tempo de licença à gestante deve ser considerado como de efetivo exercício da jurisdição, e que, por isso, o direito à percepção da GAJU não pode ser suspenso nesse período.

    Veja o pedido: https://bit.ly/45vhfOp 

    Tags:
    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.