Ajufe Mulheres participa de entrega do Prêmio Amagis Mulheres, em Belo Horizonte (MG)

    A juíza federal Fernanda Schorr representou a Comissão Ajufe Mulheres durante a entrega do 1º Prêmio Amagis Mulheres, iniciativa da Associação dos Magistrados Mineiros, que ocorreu na semana passada, em Belo Horizonte (MG). 

    O objetivo da premiação é dar visibilidade a ações e projetos de instituições, organizações não governamentais ou pessoas físicas que promovam práticas e ações que tratem dos direitos da mulher.

    Foram premiados os projetos “Arquitetura da Periferia” (1º lugar), “Instituto Filhas de Sara” (2º lugar) e “Coletiva Mulheres da Quebrada” (3ª Lugar). De acordo com o regulamento da premiação, os recursos recebidos pelos vencedores devem ser revertidos integralmente para os respectivos projetos.

    Conheça um pouco mais os projetos vencedores:

    Arquitetura na periferia

    A iniciativa visa à melhoria da moradia das mulheres que vivem em periferias, apresentando a elas práticas e técnicas de projeto e planejamento de obras. As participantes da inciativa recebem um microfinanciamento para que conduzam, com autonomia e sem desperdícios, as reformas de suas casas. Com isso, ao ampliar a capacidade de análise, prospecção, planejamento e cooperação, a iniciativa proporciona autonomia às participantes e favorece o aumento da autoestima e da confiança das mulheres.

    Site: arquiteturanaperiferia.org.br

    Instituto Filhas de Sara

    O instituto trabalha em prol dos direitos de mulheres, principalmente, daquelas em situação de violência. O projeto atua no resgate da identidade de cada uma das mulheres, no rompimento do ciclo de violência e no apoio às famílias delas. São cerca de 400 famílias cadastradas e uma média de 120 atendimentos por mês. O Filhas de Sara oferece: acolhimento com assistente social, orientação e assistência jurídica em processos de divórcio, guarda de filhos, pensão alimentícia, dissolução de união estável e acompanhamento de Medida Protetiva. Também é realizado acompanhamento psicológico individual, em grupo e avaliação psiquiátrica.

    Site: institutofilhasdesara.org

    Coletiva Mulheres da Quebrada

    A Coletiva Mulheres da Quebrada foi fundada em 2018 por Scheylla Bacelar, Sandra Sawilza e Simone Silva, com o lema "Ser mulher – ser território próprio". A coletiva é uma rede de integração sociocultural, voltada a construir e ressignificar a identidade da mulher negra por meio da arte, do afeto e do cuidado entre mulheres periféricas. São promovidos encontros para a formação de redes de apoio e suporte mútuo, oficinas e workshops de dança, teatro, poesia e saúde física, emocional e psíquica.

    Perfil: instagram.com/coletivamulheresdaquebrada

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.