Diretoria da Ajufe reúne-se com conselheira Salise Sanchotene para apresentar projeto de valorização de magistrados aposentados

    A diretora de Assuntos de Interesses dos Aposentados da Ajufe, Maria Helena Rau, acompanhada do vice-presidente da 4ª Região, Marcelo Roberto de Oliveira, e da secretária-geral, Ana Lya Ferraz, reuniram-se, nesta quinta-feira (16/2), com a conselheira do Conselho Nacional de Justiça, Salise Sanchotene. O objetivo do encontro foi a apresentação de um projeto voltado à valorização dos magistrados aposentados.

    A iniciativa propõe a adoção, por todos os tribunais, de um programa de preparação à aposentadoria, de carácter multidisciplinar, integrando conhecimentos médicos, psicológicos, sociais e legais.

    A diretora Maria Helena Rau avalia a importância da implementação do projeto. "Com a adoção desta proposta, o Judiciário brasileiro estará se alinhando aos ODS da ONU para a concretização do direto à participação e continuidade de contribuição na construção da sociedade após a aposentadoria", afirma.

    O objetivo principal do projeto é preparar o magistrado quanto às mudanças que serão enfrentadas por ele após a aposentadoria. E, ainda, estimular os tribunais na criação de espaços para que o magistrado aposentado possa continuar colaborando com os órgãos em cursos de capacitação, de formação continuada e formação de formadores. No mesmo sentido, propõe-se a inserção dos magistrados aposentados no quadro docente dos cursos de formação dos ingressos na magistratura, bem como conciliadores e facilitadores na Justiça Restaurativa.

    A secretária-geral da Ajufe, Ana Lya Ferraz, acredita que a iniciativa traz benefícios aos aposentados, à instituição e à sociedade. "Nota-se uma situação antes inusual, mas que tende a não somente permanecer como aumentar no poder judiciário: várias gerações atuando juntas, dividindo tarefas, responsabilidades e opiniões. Saber tirar proveito desse cenário com perfis comportamentais distintos é uma tarefa que, quando bem feita e planejada certamente trará resultados excelentes, não somente a instituição, mas aos jurisdicionados e a sociedade como um todo", finaliza.

    Visita ao presidente do TRF4 - Após a visita à conselheira Salise Sanchotene, os membros da Diretoria da Ajufe reuniram-se com o presidente do TRF4, Ricardo Teixeira do Valle. Na oportunidade, o projeto de valorização dos aposentados também foi apresentado ao magistrado.

    WhatsApp Image 2023 02 16 at 17.39.35

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.