Associados da Ajufe participam de Fórum na Itália sobre direito constitucional comparado e a formação dos juízes

    A vice-presidente da Ajufe da 6ª Região, Mara Lina do Carmo, acompanhada de cinco associados sorteados no Edital nº 23/2022, participaram de Fórum Jurídico em Pisa, na Itália, na última segunda-feira (16/01). O evento foi promovido pelo Instituto de Direito, Política e Desenvolvimento da Scuola Universitaria Superiore Sant'Anna di Pisa sobre o tema "Direito Constitucional Comparado e novas visões na formação dos magistrados hoje".

    O Fórum abordou a influência do constitucionalismo global no aperfeiçoamento das carreiras de juízes e Ministério Público. E teve como ênfase o estudo sobre os sistemas constitucionais de Brasil e Itália e contou com a coordenação dos professores italianos Giacomo Delledonne e Luca Gori, ambos da Scuola Sant'Anna.

    Houve palestras do Diretor da Escola de Magistratura Federal da Primeira Região – ESMAF/TRF1, Desembargador Federal Antônio Souza Prudente, e do Diretor da Unidade Nacional de Capacitação do CNMP, Conselheiro Daniel Carnio.

    Durante o evento, a vice-presidente da Ajufe, Mara Lina, falou sobre o papel da associação na capacitação da magistratura, sobretudo no que diz respeito à tutela dos direitos fundamentais e humanos.

    O Fórum contou ainda com a intervenção do juiz federal Hugo Abas Frazão, docente da ESMAF e atualmente doutorando em Justiça Constitucional pela Universidade de Pisa. Na ocasião, o magistrado falou sobre as tratativas entre as instituições presentes para a celebração de acordo com Universidades Italianas para a realização de mestrados, doutorados e pós-doutorado por juízes e membros do Ministério Público brasileiro.

    WhatsApp Image 2023 01 18 at 14.54.12

    Tags:
    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.