No dia da mulher, Ajufe e Universidade de Oxford apresentam retrato sobre diversidade nos tribunais

    A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) em parceria com a Universidade de Oxford no Reino Unido apresenta nesta 3a feira (8/3), data em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, uma pesquisa inédita que aponta os Indicadores e Tendências sobre a Diversidade na composição de cortes constitucionais e supremas cortes.

    O evento de lançamento da pesquisa acontecerá na sede da Ajufe, às 10h, e contará com juízas que compõem a Comissão Ajufe Mulheres. Na oportunidade, as magistradas apresentarão os dados à imprensa e tornarão públicas as informações.

    O estudo é focado nas democracias americanas e europeias dos últimos 21 anos (2000-2021) e retratou o atraso do Brasil na busca por representatividade dentro dos tribunais.

    Os pesquisadores coletaram ainda informações sobre diferentes tipos de diversidade, tais como aquelas relacionadas à identidade (gênero, raça ou etnia e idade), bem como ligadas às experiências e à origem socioeconômica de magistrados (background acadêmico e profissional, origem familiar). O levantamento também indica as formas de acesso, reconhecimento de pares, promoção interna, permanência e motivos de saída dessas minorias sociais, culturais ou econômicas, e possíveis tendências para futuros aprofundamentos.

    Para a coordenadora da Ajufe Mulheres, Clara Mota, é cada vez mais necessário que se fomente discussões sobre representatividade na sociedade.

    “Esses dados contribuem para a melhor compreensão de como se dá a diversidade judicial nos tribunais e os fatores que a moldam, além de fornecer informações importantes sobre boas práticas advindas de experiências estrangeiras que podem contribuir para o aprimoramento das nossas políticas de diversidade”, explica.

     

     


    Serviço
    Lançamento da pesquisa sobre diversidade Ajufe e Universidade de Oxford

    Data: 8 de março de 2022

    Hora: 10h

    Local: Sede da Ajufe (SHS Quadra 6, bloco E, salas 1305 a 1311, Complexo Brasil 21, Brasília)

    Contato: João Pedro Carvalho (61 98452-4640) ou Samuel Figueiredo (61 99971-0873)

    Tags:
    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.