Desembargadora mineira do TRF-1 é indicada para integrar Tribunal Penal Internacional

    A associada da Ajufe, desembargadora Mônica Sifuentes, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, foi indicada para concorrer a uma vaga no Tribunal Penal Internacional. Veja abaixo a reportagem do G1.

    Por G1 Minas — Minas Gerais

    A desembargadora mineira Mônica Sifuentes. — Foto: Arquivo pessoal

    A desembargadora mineira Mônica Sifuentes. — Foto: Arquivo pessoal

     

    Mineira de Belo Horizonte, a desembargadora Mônica Sifuentes, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, foi indicada para concorrer a uma vaga no Tribunal Penal Internacional, um dos mais importantes do mundo e responsável por julgar casos de pessoas envolvidas em crimes contra a humanidade, de genocídio e crimes de guerra.

    A indicação partiu do governo federal nesta terça-feira (7). O nome da desembargadora foi enviado para aprovação do Senado. A votação está prevista para ocorrer em dezembro.

    Mestre em direito pela Universidade Federal de Minas Gerais e com doutorado pela Universidade de Lisboa, Sifuentes concorre a uma vaga na Corte internacional para um mandato entre 2021 e 2030. Ela pode se tornar a segunda brasileira a ocupar uma cadeira no Tribunal Penal Internacional desde a sua criação – a primeira foi a jurista Sylvia Steiner.

    No TRF-1, Mônica Sifuentes é conhecida por adotar uma linha dura em suas decisões. Em 2018, foi dela a decisão de autorizar a prisão de 19 pessoas na operação Capitu, da Polícia Federal, que prendeu o então vice-governador de Minas Gerais Antonio Andrade, o ex-ministro da Agricultura Neri Geller e o empresário Joesley Batista.

     

    Publicado em: https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2020/04/07/desembargadora-mineira-do-trf-1-e-indicada-para-integrar-tribunal-penal-internacional.ghtml

    Tags:
    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.