Debates do I FONADIRH propõem reflexão sobre conduta do Poder Judiciário relacionada aos direitos humanos

    Em um dia de debates proveitosos, os participantes do I Fórum Nacional de Direitos Humanos, promovido pela Ajufe, puderam acompanhar, nesta terça (18), painéis sobre os mais diversos temas relacionados aos direitos humanos.

    Cenário contemporâneo

    Incialmente, a diretora da Human Rights Watch (HRW), Maria Laura Canineu, o desembargador federal (TRF4), Roger Raupp, e o professor da FGV, Oscar Vilhena Vieira, participaram das discussões sobre “o Poder Judiciário e liberdades no cenário contemporâneo", sob a mediação da desembargadora federal (TRF3), Inês Virginia. Os palestrantes jogaram luz sobre a conduta dos magistrados no cenário atual no que diz respeito aos direitos humanos e as ferramentas de incentivo ao tema.

    Na sequência, ainda debatendo o Poder Judiciário, participaram os professores Daniel Sarmento, Renan Quinalha, o conselheiro da HRW e advogado, Augusto Arruda Botelho, e a juíza federal Jaiza Fraxe. A mediação ficou a cargo da juíza federal Gabriela Azevedo. A questão de gênero, as audiências de custódia e o aumento da população carcerária foram algumas das discussões abordadas.

    Continuando a série de debates, os direitos humanos na era digital foi a pauta dos painelistas Laura Schertel Mendes, professora da UNB, Ricardo Abramovay, professor da USP, Beto Vasconcelos, advogado. A discussão foi mediada pelo desembargador federal (TRF3), José Marcos Lunardelli.

    Poder Judiciário, Ética e Direitos Humanos

    O Painel "Poder Judiciário, democracia e efetividade dos direitos humanos" contou com a participação da jurista e membro do MPF, Deborah Duprat, do professor da USP, Conrado Hübner Mendes, e da juíza federal Jane Reis, com mediação da coordenadora do evento e diretora da Ajufe, Clara Mota. A discussão, com alta participação do público, propôs uma autorreflexão aos magistrados sobre a conduta no que diz respeito aos direitos humanos.

    Finalizando a série de debates desta terça (18), o professor do INSPER, Diego Werneck, o jornalista do JOTA, Felipe Recondo, e a juíza federal Alcioni Escobar falaram sobre “ética judicial: desafios contemporâneos”. A mediadora foi a juíza federal Adriana Cruz.

    Nesta quarta (19), último dia do I FONADIRH, os participantes vão acompanhar os painéis: "Direitos Humanos, Migrações e Refugiados” e "Efetividade de Direitos Sociais em Contextos de Austeridade”. As palestras serão transmitidas no Facebook da Ajufe: http://facebook.com/ajufe.oficial

    WhatsApp Image 2019 06 18 at 19.50.42

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.