A vice-presidente da Ajufe na 4ª Região, Patrícia Panasolo, representa a associação no Curso Nacional A Mulher Juíza – Desafios na carreira e atuação pela igualdade de gênero, da Escola acional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), que ocorre até amanhã (17), em Brasília (DF).
Nesta quinta-feira (16), a vice-presidente da Ajufe participou do painel que discute o tema “Poder Decisório e Ocupação de Espaços Institucionais” e narrou a formação da Comissão Ajufe Mulheres, os trabalhos por ela realizados e a participação feminina na magistratura federal.
Na abertura do evento, ontem (15), a vice-presidente do STJ, Maria Thereza de Assis Moura, destacou a importância das discussões do curso. “Esse será um espaço para discussões oportunas acerca do Poder Judiciário sob a ótica das relações de gênero. Registro que a continuidade desse diálogo entre representantes da comunidade jurídica nacional e internacional será eficaz para o fortalecimento da presença e do papel da mulher no âmbito do Judiciário brasileiro”, disse a ministra.
Também participaram da mesa abertura o diretor-geral da ENFAM, ministro Herman Benjamin; a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Rosa Weber; a ministra do STF Cármen Lúcia; a ministra do Tribunal Superior do Trabalho Maria Cristina Peduzzi; o corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins; a procuradora-geral da República, Raquel Dodge; o diretor-geral da Enamat, ministro Luiz Philippe de Mello Filho; as conselheiras do CNJ Maria Iracema Martins do Vale e Maria Tereza Uille Gomes; e o presidente da AMB, Jaime Martins de Oliveira.
O curso
O evento acontece de 15 a 17 de maio na sede da Enfam, em Brasília. A promoção do curso está a cargo da Enfam, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat), com apoio da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra).
As oficinas ocorrerão durante o curso e serão coordenadas pelas seguintes juízas federais: Priscilla Corrêa, Camila Pullin, Luciana Ortiz, Maria Candida Carvalho Monteiro de Almeida, Alcioni Escobar e Adriana Alves dos Santos Cruz. Veja a programação aqui.