Presidente da Ajufe defende reformulação da Justiça Eleitoral para herdar casos da Lava-Jato

     
    Matéria originalmente publicada pelo Estado de Minas.

     

    Na última quinta-feira, o Supremo Tribunal Federal decidiu que cabe ao órgão julgar crimes de caixa dois e lavagem de dinheiro relacionados a campanhas eleitorais

     

    O presidente da Associação dos Juízes Federais (Ajufe), Fernando Mendes, defendeu nesta segunda-feira uma reformulação da Justiça Eleitoral para a investigação e julgamento de crimes comuns que sejam relacionados a práticas ilegais eleitorais. 

    "Precisamos pensar em uma Justiça Eleitoral que tenha capacidade de julgamento e dar respostas aos processos que ela vai receber", afirmou o magistrado, que participa nesta segunda-feira, em Belo Horizonte, do seminário "Macrocriminalidade - desafios da Justiça Federal".

     
    "A Justiça Eleitoral não tem hoje a capacidade de julgamento para esse tipo de crime, mas não por um problema dela, mas porque ela não tinha esse tipo de responsabilidade", continuou.
     
    Na quinta-feira passada, por seis votos a cinco, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram que cabe à Justiça Eleitoral julgar todos os crimes relacionados a uma campanha eleitoral. O que inclui, por exemplo, os casos da Operação Lava-Jato.
     
    O presidente da Ajufe lembrou que os magistrados eleitorais acumulam a função e cumprem mandatos. Dessa forma, casos de crimes que demandam maior apuração poderão passar pelas mãos  de mais um juiz. "A Operação Lava-Jato é um exemplo disso. Será que esse é o modelo ideal?", disse Mendes. 
     
    Ainda de acordo com ele, a Justiça Eleitoral é reconhecida pela sua celeridade, mas em matérias eleitorais, que pela sua natureza demandam uma solução rápida.

    Projetos de lei

    Dois projetos de lei alterando os códigos Eleitoral e de Processo Penal foram apresentados no Congresso Nacional logo depois do julgamento do STF, prevendo que os crimes eleitorais fiquem na Justiça Eleitoral e aqueles comuns, que sejam conexos às campanha, sejam julgados pela Justiça Federal. A Ajufe apoia os textos.
    O pacote anticorrupção apresentado ao Congresso pelo ministro da Justiça, Sérgio Moro, também tem um texto semelhante.
    Tags:
    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.