Abertura do Seminário de Processo Civil

     

    A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), em parceria com o Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP), realizou a abertura do “I Seminário de Processo Civil AJUFE/IBDP – Julgamentos repetitivos e seus impactos na Justiça Federal”, no início da tarde desta segunda-feira (22), na sede do Conselho da Justiça Federal, em Brasília.

    O coordenador científico do evento e vice-presidente da Ajufe na 1ª Região, Newton Ramos, iniciou o seminário mostrando dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que mostram a necessidade de se discutir o Sistema Processual Civil a partir de seminários que se voltem à aplicação prática dos precedentes. “Esse tema se volta para a análise de uma área importante para a Justiça Federal: o julgamentos de processos repetitivos”, declarou o magistrado.

    Para o presidente da Ajufe, Fernando Mendes, um evento como esse é a possibilidade de mostrar o papel que o Poder Judiciário, independente, exerce perante a sociedade. “É importante essa discussão e essa parceria com o IBDP. Estamos com essa expectativa de poder discutir a questão dos processos repetitivos não apenas na parte teórica, mas também na parte prática. Precisamos a cada dia reinventar a Justiça para fazer sempre mais com menos recursos”, finalizou Mendes.

    A conferência inaugural do evento foi do advogado e doutor pela PUC/SP, José Miguel Medina. O jurista trouxe em discussão a reflexão sobre o papel dos Tribunais Superiores brasileiros. “Espera-se que os Tribunais apontem orientações claras e diretas”, disse.

    A mesa de abertura ainda contou com a presença do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Raul Araújo, do presidente do IBDP, Paulo Lucon, e do desembargador federal Aluísio Mendes.

    O evento, que reúne magistrados, promotores, procuradores da República, professores, advogados, servidores do Poder Judiciário, estudantes de Direito, e operadores do Direito, se encerra nesta terça-feira (23).

    Tags:
    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.