Ministro Alexandre de Moraes avalia desafios da Justiça Criminal na abertura do 7º Fonacrim

    Ministros, magistrados, representantes do Ministério Público e especialistas em direito penal reuniram-se, nesta terça-feira (25), na abertura do 7º Fórum Nacional dos Juízes Federais Criminais (Fonacrim), promovido pela Ajufe, em Brasília (DF). A cerimônia de abertura contou com uma palestra do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que destacou os desafios vividos na Justiça Criminal brasileira.

    Durante a abertura, Moraes lembrou do seminário "Macrocriminalidade", realizado pela Ajufe em Belo Horizonte, e destacou que se houver maior preparo nos Três Poderes voltado ao combate da criminalidade, os números irão cair.

    A excessiva judicialização de casos também foi destacada pelo ministro. “Tem que deixar preso quem realmente precisa ficar preso. Quem pratica crime grave tem que cumprir grande parte da pena, precisa ser isolado. Já os crimes leves se resolvem com audiências de custódia", avaliou Alexandre de Moraes.

    DestaqueFonacrimInterno

    VII FONACRIM

    A busca de soluções no combate à criminalidade organizada no Brasil e o futuro da Justiça Criminal são as propostas do VII FONACRIM. Para o presidente da Ajufe, Fernando Mendes, o evento é de extrema importância. "O Fonacrim é um fórum que vem se consagrando nos últimos anos como uma seara importante de debate, a qual não só juízes federais são ouvidos, mas também representantes do Ministério Público, Polícia Federal, academia e demais especialistas a fim de repensar a Justiça Federal."

    "A palavra norteadora do VII FONACRIM é o repensar. E o repensar teve início na montagem da comissão organizadora com integrantes de todas as cinco regiões da Justiça Federal. E na necessidade de que fosse dada voz a membros da magistratura de todos os graus da carreira. E, ainda, o VII FONACRIM é a edição com o maior número de mulheres palestrantes e participantes", comemorou a coordenadora científica do evento, juíza federal substituta Carolline Scofield.

    Até a próxima quarta-feira (27), os participantes do fórum debaterão ideias e irão propor soluções práticas para os atuais problemas enfrentados pela Justiça Criminal brasileira.

    Tags:
    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.