Ajufe participa de reunião do MCCE que discute temas importantes para o ano eleitoral

     

    Na reunião foram debatidos temas como a lei da ficha limpa e impugnações de candidatos que não se adequem às regras, a introdução da plataforma “Voto Legal”, a reestruturação dos comitês internos e o acompanhamento do PLP 431/17, ADIs do autofinanciamento, além do projeto “Um Novo Congresso”.

    Dentre os pontos em tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF), que o Movimento acompanha junto ao órgão, se destaca o autofinanciamento, em que os candidatos podem optar por financiarem 100% da sua campanha. O tema tem gerado preocupação ao MCCE, pois traria, na visão do movimento, desigualdade entre candidatos com patrimônio maior em detrimento dos menores. Além dessa opção, eles podem ainda receber financiamento público ou por pessoas físicas.

    Outro ponto destacado foi a apresentação da “Sala de Democracia Digital”, uma parceria entre a Diretoria de Análise de Políticas Públicas (DAPP) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), com lançamento oficial da plataforma para o dia 25 de julho, na sede da FGV, no Rio de Janeiro.

    Essa iniciativa irá possibilitar o monitoramento nas redes sociais durante as eleições. Serão geradas análises sobre o comportamento e candidatos mais citados pelos eleitores, além do filtro entre as “fake news”. Este, aliás, será o tema do próximo encontro do MCCE.

    A próxima reunião do MCCE está prevista para o dia 15 de agosto, mesmo dia que ocorrerá o seminário “Tecnologia e Eleições, não vale tudo”, no auditório da OAB, em Brasília (DF).

    Tags:
    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.