Presidente da Ajufe participa de workshop que discute a situação do sistema penitenciário federal no Brasil

    Debater e analisar quais os desafios e a situação atual do sistema penitenciário federal. Esses são alguns dos objetivos do VIII Workshop sobre o sistema penitenciário federal, realizado pelo Conselho da Justiça Federal em parceria com a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe). O evento, que ocorreu nesta quinta-feira (30), em Brasília, reuniu magistrados, juristas e advogados que apresentaram enunciados e propostas para melhorar o sistema penitenciário brasileiro.

    A principal discussão do workshop, na visão do presidente da Ajufe, Roberto Veloso, é o vazamento de informações por parte dos presos que comandam ações criminosas fora dos presídios. “Já foi identificado que a visita íntima é uma causadora desse envio das informações e é preciso que haja um controle maior a respeito desse tema. Inegavelmente há uma necessidade, tendo em vista as mortes de agentes federais e ameaças a magistrados”, afirma Veloso.

    Ainda segundo o presidente da Ajufe, o grande desafio da Justiça Federal é fazer com que os órgãos estaduais administrem melhor os apenados. “O sistema penitenciário federal não foi criado para desafogar o sistema estadual, mas para abrigar presos de alta periculosidade”, declara.

    Dentre os temas debatidos durante o workshop estão: a jurisprudência do STJ sobre o sistema penitenciário federal, inclusão e permanência dos presos sob a ótica dos órgãos de inteligência e dos corregedores judiciais, além da inclusão da mulher, do idoso e da pessoa com deficiência nos presídios federais.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.