Com apoio da Ajufe, STJ anuncia novas edições dos congressos da primeira e da segunda instância

    O Superior Tribunal de Justiça (STJ) realizará, com apoio da Ajufe, nos meses de maio e de junho, a segunda edição de dois congressos voltados ao diálogo, à cooperação e ao intercâmbio de informações com as instâncias ordinárias. Nos dias 18 e 19 de maio, ocorre o 2º Congresso STJ da Segunda Instância Federal e Estadual, na sede do tribunal, em Brasília. Já no período de 15 a 17 de junho, também na capital federal, a corte recebe o 2º Congresso STJ da Primeira Instância Federal e Estadual.

     

    Confira como submeter Propostas de Enunciados para os congressos

    Para o congresso da segunda instância, as Propostas de Enunciados devem ser enviadas até 22 de fevereiro, por meio deste formulário. O acompanhamento das proposições que forem submetidas pode ser feito por meio deste link.
    No caso do congresso da primeira instância, o prazo para submissão de Propostas de Enunciados é de 23 de fevereiro a 20 de março, por meio deste formulário. As propostas enviadas podem ser acompanhadas por meio deste link.

     

    Propostas de Enunciados podem ser classificadas como pré-aprovadas por comissão e banca científica

    Nos dois congressos, as Propostas de Enunciados podem ser apresentadas por magistrados, membros do Ministério Público, defensores públicos, professores universitários e integrantes da advocacia pública e privada.

     

    As propostas devem ser redigidas em orações objetivas, com a indicação do dispositivo da Constituição Federal ou da legislação pertinente, e devem ser acompanhadas por justificativa e fundamentação sucintas da proposição. Os eixos temáticos dos congressos são os seguintes:  direito público, direito privado, direito penal e direito processual civil.

    De acordo com as regras aplicáveis aos congressos, a comissão de organização poderá sugerir à banca científica a priorização de propostas de enunciado em razão de qualidade, pertinência ou potencial impacto no funcionamento da Justiça, classificando-as como pré-aprovadas.

     

    Veja os cronogramas dos congressos

    2º Congresso STJ da Segunda Instância Federal e Estadual

    • Submissão das Propostas de Enunciados: de 2 a 22 de fevereiro (até 23h59).
    • Análise preliminar pela banca científica: de 2 a 18 de março.
    • Avaliação final pela banca científica: de 19 a 25 de março.
    • Publicação das Propostas de Enunciado admitidas e pré-aprovadas: 27 de março.

    2º Congresso STJ da Primeira Instância Federal e Estadual

    • Submissão das Propostas de Enunciado: de 23 de fevereiro a 20 de março (até 23h59).
    • Análise preliminar pela banca científica: de 30 de março a 17 de abril.
    • Avaliação final pela banca científica: de 23 a 29 de abril.
    • Publicação das Propostas de Enunciados admitidas e pré-aprovadas: 4 de maio.

     

    Fonte: STJ

    Tags:
    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.