A Ajufe informa que estão abertas, até 6 de fevereiro de 2026, as inscrições para o Women Judge’s Program – Judicial Training & the Brazilian Judiciary, programa internacional de capacitação destinado a magistradas brasileiras. A formação será realizada em formato de workshop presencial, entre os dias 15 e 17 de abril de 2026, na sede do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília.
A iniciativa é resultado de cooperação acadêmica entre o CNJ, o Supremo Tribunal Federal (STF), o Superior Tribunal Militar (STM), a ENAJU, a ENAMAT, a UFMG, o King’s College London e a University of New South Wales (UNSW Sydney).
Sobre o programa
O programa tem como foco o fortalecimento da liderança feminina no Poder Judiciário, o aprimoramento de competências institucionais e a promoção da diversidade, da integridade e da produção de conhecimento judicial. A capacitação contará com especialistas nacionais e internacionais e abordará temas como liderança judicial, ética, deliberação, fundamentação das decisões, diversidade e direitos humanos.
Serão ofertadas 30 vagas, distribuídas entre a Justiça Federal, Estadual, do Trabalho e Militar. Podem se inscrever magistradas de primeiro grau, vitaliciadas, sendo incentivada a participação de magistradas autodeclaradas negras, quilombolas, indígenas ou com deficiência.
O edital foi atualizado, nesta sexta-feira (23/1), e foi retirada a limitação temporal de 3 a 10 anos para inscrição.
As aulas presenciais terão carga horária de 20 horas, seguidas de mentoria individual on-line. O resultado do processo seletivo será divulgado até 26 de fevereiro de 2026. As despesas com deslocamento e hospedagem serão de responsabilidade das magistradas, conforme normas do tribunal de origem.
Acesse edital completo, o formulário de inscrição, programação e mais informações em: https://formularios.cnj.jus.br/programa-internacional-de-capacitacao/

