O Superior Tribunal de Justiça (STJ) realiza, com o apoio da Ajufe, o “2º Simpósio Pessoa Idosa e Justiça”, com o objetivo de promover o debate qualificado sobre os direitos da população idosa e os desafios enfrentados no sistema de justiça. O evento ocorre na quarta-feira (1º/10), das 9h às 12h30, na Sala de Reuniões Corporativas do STJ, em Brasília (DF), com transmissão ao vivo pelo canal do Tribunal no YouTube.
A abertura será conduzida pelo presidente do STJ e do Conselho da Justiça Federal (CJF), ministro Herman Benjamin, e pelo diretor-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), ministro Benedito Gonçalves.
A programação possui dois painéis temáticos. O primeiro, "Direitos Humanos e Cidadania: Avanços na Proteção da Pessoa Idosa", presidido pela ministra Marluce Caldas e terá palestras de Nicolao Dino, procurador federal dos Direitos do Cidadão, e da socióloga Maria Cecília Minayo.
O segundo painel, "Perspectivas Interdisciplinares no Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa", coordenado pela ministra Daniela Teixeira, conta com participação da juíza Monize Freitas Marques, do TJDFT, e do médico geriatra Otávio Castello de Campos Pereira.
O encerramento fica a cargo do conselheiro do CNJ e presidente do Comitê Nacional sobre as Pessoas Idosas, Pablo Coutinho Barreto.
Inscrições (presencial ou virtual) e a programação completa, pelo link: https://www.stj.jus.br/sites/portalp/Paginas/Comunicacao/Noticias/2025/22092025-2o-Simposio-Pessoa-Idosa-e-Justica-acontece-em-1o-de-outubro-no-STJ.aspx

