STJ publica edital para convocação temporária de juízes em apoio a gabinetes de direito privado

    O Superior Tribunal de Justiça (STJ) divulgou, na segunda-feira (23), o Edital que regulamenta a convocação temporária de juízes federais e de Direito para atuar, de forma excepcional, em apoio aos ministros da Segunda Seção, especializada em direito privado. As inscrições estarão abertas das 9h de 27 de junho até as 23h59 de 6 de julho.

    A convocação, válida por seis meses e prorrogável uma única vez pelo mesmo período, permitirá que os magistrados atuem remotamente, sem a necessidade de deslocamento a Brasília e sem prejuízo de suas funções nos tribunais de origem.

    Segundo o presidente do STJ, ministro Herman Benjamin, a medida visa enfrentar o crescente volume de processos na Segunda Seção, cujo acervo é atualmente quase o dobro do registrado nas Primeira e Terceira Seções.

    Modelo já testado com sucesso

    A iniciativa segue o modelo adotado em setembro de 2024 para os gabinetes de direito penal. Um balanço divulgado em junho deste ano revelou que a convocação de juízes para a Terceira Seção resultou em uma redução de 43% no acervo de processos, graças às 53 mil minutas de decisões produzidas pelos magistrados convocados.

    Quem pode participar?

    O chamamento é direcionado a juízes e juízas vitalícios de primeira instância, incluindo aqueles que atuam, mesmo de forma temporária, em Turmas ou Câmaras de Tribunais Regionais Federais, Tribunais de Justiça estaduais ou do Distrito Federal, além de Colégios e Turmas Recursais dos Juizados Especiais.

    Os candidatos devem ter mais de cinco anos de experiência na magistratura e, pelo menos, dois anos de atuação em varas com competência exclusiva em direito privado, como contratos, obrigações, direito das coisas, responsabilidade civil ou direito do consumidor.

    Seleção e benefícios

    A seleção dos magistrados será feita pela presidência do STJ, considerando critérios de diversidade de gênero, raça e representação geográfica. Os juízes convocados receberão, além dos direitos e vantagens do cargo de origem, dois dias de licença indenizatória por semana trabalhada, limitados a oito dias por mês.

    A íntegra do Edital de Chamamento e a Instrução Normativa estão disponíveis no site do STJ.

     

    Confira a íntegra do Edital de Chamamento Público e da Instrução Normativa que regulamenta as convocações.

    Tags:
    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.