De acordo com o art. 104 da Constituição, o STJ é composto por 33 ministros. Um terço deles dos Tribunais Regionais Federais (TRFs).
A Ajufe parabeniza o desembargador federal Carlos Pires Brandão, do TRF1, pela indicação a vaga de ministro do STJ. O magistrado tem prestado ao longo da carreira um trabalho admirável.
Pires Brandão também se destacou com a inauguração de diversos Pontos de Inclusão Digital e Casas da Justiça e Cidadania ao longo dos 13 Estados que compõem a jurisdição da 1ª Região.
De Teresina/PI, Carlos Pires Brandão é desembargador Federal do TRF da 1ª região, nomeado em 2015 por decreto presidencial, após longa carreira na magistratura, iniciada como juiz Federal em 1997. Durante sua trajetória, Brandão foi diretor do foro da Seção Judiciária do Piauí e atuou em diversas funções no TRF-1 e no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, além de coordenar programas de conciliação e liderar comitês nacionais do CNJ.
Com uma sólida formação acadêmica, é doutor em Ciências Jurídicas pela UFPB e mestre em Direito pela UFPE, além de possuir especializações e cursos complementares em Direito no Brasil e no exterior. Brandão também é professor da Universidade Federal do Piauí e membro de diversas comissões acadêmicas e jurídicas.