Desembargador federal Carlos Muta é eleito presidente do TRF3 para o biênio 2024-2026

    Na última quarta-feira (6/12), o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) elegeu, por unanimidade, o desembargador federal Carlos Muta para a presidência da Corte no biênio 2024-2026. O colegiado também elegeu os desembargadores federais Johonsom di Salvo e Nelton dos Santos para os cargos de vice-presidente e corregedor-regional, respectivamente.

    Os trabalhos foram conduzidos pela presidente do TRF3, desembargadora federal Marisa Santos. “A votação unânime mostra que o Tribunal tem consenso. É isso que nos faz avançar, superar diferenças pessoais e seguir em frente para que a instituição seja cada vez mais reconhecida. Parabenizo os eleitos e fico muito feliz de viver esse momento. Os três irão representar muito bem o Tribunal no biênio que se aproxima”, destacou a magistrada.

    O novo presidente eleito, desembargador federal Carlos Muta, agradeceu todos os desembargadores presentes na sessão e por videoconferência. “É uma alegria incomensurável a confiança que o plenário da corte conferiu a nos três. Os compromissos serão mantidos, prezando pelo diálogo, transparência e espirito público para o fortalecimento e o engrandecimento da prestação jurisdicional.

    O presidente deve ser aquele que trabalha, sobretudo, em prol dos membros e dos servidores da Justiça e a nossa finalidade sempre será essa”, afirmou.

    Eleito vice-presidente para o próximo biênio, Johonsom di Salvo agradeceu aos colegas. “Hoje demos uma lição de harmonia e respeito. É possível ter um judiciário de que nossa população possa se orgulhar”.

    Nelton dos Santos, eleito como corregedor-regional, também manifestou gratidão pela confiança depositada pelos desembargadores federais. “Tenho orgulho muito grande de compor esse tribunal ao lado de todos e de todas. É uma felicidade imensa integrar esta corte”.

    Carlos Muta - Natural de Jacareí (SP), o desembargador federal é bacharel em Relações Internacionais (1989) e em Direito (1991) pela Universidade de Brasília (UnB), especialista em Direito Público (1994) e mestre em Direito do Estado (2000), também pela UnB. Magistrado desde 1995, foi promovido ao TRF3 em 2002 e ocupou o cargo de corregedor-regional no biênio 2018-2020. Atuou, ainda, como assessor do vice-procurador–geral da República e de ministro do Supremo Tribunal Federal, além de ter sido professor da Faculdade de Direito de Guarulhos. Atualmente, é o coordenador do Gabinete da Conciliação do Tribunal.

    Órgão Especial, Revista e Comissão de Jurisprudência

    Durante a sessão, o plenário também reconduziu, por aclamação, o desembargador federal e primeiro secretário da Ajufe, Carlos Delgado, para o cargo de membro do Órgão Especial.

    O desembargador federal Sérgio Nascimento foi eleito para dirigir a revista do Tribunal no final do biênio 2022-2024; e os desembargadores federais Valdeci dos Santos e Erik Gramstrup foram eleitos membros efetivo e suplente da Comissão de Jurisprudência, respectivamente.

    Tags:
    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.