27ª Vara Federal do Rio de Janeiro realiza iniciativa pioneira para cumprir ODS da ONU

    A 27ª Vara Federal do Rio de Janeiro tem promovido ao longo dos últimos dois anos ações vinculadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Desde o início de julho a Vara passou a correlacionar nas sentenças os temas abordados nos processos de acordo com os ODS da Agenda 2030, além de assegurar publicidade para a divulgação da ordem cronológica de conclusão de processos para as sentenças.

    Para a juíza titular da 27ª Vara Federal, Geraldine Vital, a iniciativa possibilita o acompanhamento em tempo real pelo usuário do serviço da Justiça do processo apto a ser sentenciado e ainda conta com a opção de envio de memoriais online pelos advogados, eliminando assim a emissão de papel para esse fim.

    “A ideia surgiu dentro do propósito de podermos assegurar mais transparência e publicidade aos processos na fase de conclusão para sentença, aliado à facilidade que a tecnologia possibilita para o envio de memoriais on line, por meio de upload, e recebimento direto do material pelo Gabinete da 27VFRJ. É um resultado decorrente de cooperação das partes, com redução de tempo e custo. Percebemos uma maior participação das partes que passaram a ter uma ferramenta acessível para acompanhar o processo que irá ser sentenciado.”, explica a magistrada.

    A ação ocorre em decorrência da Resolução nº 325/2020 do Conselho Nacional de Justiça que incorporou os ODS à Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021-2026. Para acessar os processos por data de conclusão ou envio de memoriais, basta acessar o link: https://bit.ly/3Iw7V2R .

    Projetos

    A 27ª Vara foi premiada, em abril de 2022, pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na categoria “Comunicação e Sustentabilidade” pelo projeto “Vara Integrada ao Cidadão”, que ampliou o acesso aos processos para advogados e jurisdicionados. Saiba mais: https://bit.ly/3NWWvGx.

    Tags:
    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.