Cejuscon de Pelotas homologa primeiro acordo envolvendo auxílio emergencial

    O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscon) da Justiça Federal em Pelotas homologou o primeiro acordo envolvendo a concessão de auxílio emergencial. A autora, uma mulher que estava desempregada desde novembro de 2019 e tem dois filhos menores de idade, teve reconhecido o direito de receber o benefício. A sentença, assinada ontem (13/7), é do juiz Lucas Fernandes Calixto.

    Em 22/6, a mulher ingressou com a ação contra a União narrando que, após ter o contato empregatício encerrado, recebeu por quatro meses o seguro desemprego, tendo o benefício terminado em março deste ano. Após a cessação de sua renda, passou a desenvolver trabalho informal como costureira autônoma.

    Ela informou que seu grupo familiar é formado pelos seus dois filhos de 15 anos e cinco anos de idade. Em razão das restrições impostas pela pandemia da covid-19, enfrenta diminuição da demanda de seus serviços e, ainda, dificuldades em ingressar no mercado de trabalho formal. Diante disso, formulou o pedido emergencial nos canais disponibilizados pelo Governo Federal, mas sua solicitação foi indeferida sob a justificativa de que recebia seguro desemprego.

    A ação foi remetida ao Cejuscon local no dia 2/7 conforme orientação disposta na portaria conjunta da Corregedoria Regional e da Coordenadoria dos Juizados Especiais Federais da 4ª Região, que dispõe sobre a centralização e adoção de rito padronizado e simplificado relacionados a este benefício. Em 22 dias de tramitação, o caso foi resolvido com o acordo homologado reconhecendo o direito da autora em receber o auxílio emergencial.

     

     

    Fonte: Assessoria de Comunicação Social da JFRS.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.