O presidente da Ajufe, Caio Marinho, acompanhou a solenidade de posse dos novos dirigentes, para o biênio 2025-27, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), nesta sexta-feira (20/6), na sede da Corte, em Porto Alegre (RS).
Assume a presidência para os próximos dois anos o desembargador federal João Batista Pinto Silveira. Ele sucede o desembargador federal Fernando Quadros da Silva.
As desembargadoras federais Vivian Josete Pantaleão Caminha e Salise Monteiro Sanchotene serão a vice-presidente e a corregedora regional da Justiça Federal da 4ª Região, respectivamente.
Nova diretoria
João Batista Pinto Silveira é natural de Jaguarão (RS), graduou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Foi nomeado desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 4ª Região em fevereiro de 2004, assumindo como integrante dos quadros da advocacia pelo quinto constitucional, na vaga do saudoso Ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Albino Zavascki.
No TRF4, atuou como integrante da 6ª Turma desde 6 de fevereiro de 2004, exercendo a Presidência em diversos períodos. Foi conselheiro da Escola da Magistratura (EMAGIS) entre outubro de 2008 e junho de 2011, vice-coordenador dos Juizados Especiais Federais de junho de 2011 a junho de 2013, coordenador do Sistema de Conciliação no biênio 2013/2015 e coordenador dos Juizados Especiais da 4ª Região no biênio 2015/2017. Além disso, integrou o Conselho de Administração como suplente e titular em dois mandatos, participou da Comissão de Jurisprudência por três anos consecutivos e foi membro titular da Corte Especial. Integrou o Tribunal Regional Eleitoral, como representante do TRF no biênio 2018/2019, foi diretor da EMAGIS no biênio 2020/2022 e vice-presidente até a presente data.
Vivian Josete Pantaleão Caminha, natural de Santo André (SP), graduou-se em Direito com Láurea Acadêmica pela UFRGS, especializou-se em Direito Processual Civil pela PUCRS em 1989 e obteve mestrado e doutorado em Direito Privado na UFRGS, onde integra o corpo docente desde 1992. Ingressou na Magistratura Federal em 1993, atuando em diversas varas previdenciárias e na 7ª Vara Federal de Porto Alegre, posteriormente transformada em 1º Juizado Especial Federal Cível.
Foi vice-diretora e diretora do Foro da Seção Judiciária do RS e coordenou os Juizados Especiais Federais na seccional gaúcha. Promovida ao TRF4 em 2012, exerceu funções na 5ª Turma, coordenou e vice-coordenou os Juizados Especiais Federais da 4ª Região em diferentes biênios e integrou o Conselho de Administração, conciliando essas atribuições com a jurisdição na 4ª Turma e na 2ª Seção, de competência Administrativa, Civil e Comercial.
Salise Monteiro Sanchotene nasceu em Itaqui (RS) e é formada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do RS. Tem especialização em Direito Penal pela Universidade de Brasília e é doutora em Direito Público e Filosofia Jurídica pela Universidad Autónoma de Madrid. Em 1993, ingressou na Magistratura Federal, tendo sido diretora do Foro da Seção Judiciária do RS entre 2003 e 2005.
Atuou como juíza auxiliar na Presidência do Supremo Tribunal Federal (2007-2008) e na Corregedoria Nacional de Justiça/CNJ (2008-2010). No TRF4, ela já atuou por diversos períodos como juíza convocada. Em 2011, foi a vencedora do VIII Prêmio Innovare, na categoria juiz individual, pelo projeto “Empregabilidade de Deficientes Visuais”. Tomou posse como desembargadora do TRF4 em 2016 e atualmente faz parte da 7ª Turma, com competência em Direito Penal.