Justiça Federal mineira inaugura laboratório de inovação "iluMinas"

    WhatsApp Image 2021 03 10 at 11.28.40 2

    A Justiça Federal de Minas Gerais (JFMG) lança, no dia 19 de março, o laboratório de inovação iluMinas, um novo conceito para a busca de soluções para os desafios da JFMG. A inauguração ocorrerá em formato híbrido, com a presença de um número reduzido de servidores e juízes em Belo Horizonte, e virtualmente com a transmissão pelo Youtube (https://youtu.be/Uw0v4u_yzs8) e pela Microsoft Teams, a partir das 17h, com a participação de autoridades, acadêmicos, pesquisadores e empreendedores da área da tecnologia e inovação.

    Uma das idealizadoras do laboratório e diretora do Foro da Seção Judiciária de Minas Gerais, a juíza federal Vânila Cardoso André de Moraes, acredita que a criação do iluMinas trará um espaço que oportunize a criatividade, colaboração e cocriação sempre com o olhar para uma melhor prestação de serviço ao público.

    “O nome o laboratório, iluMinas, é resultado de um concurso cultural que contou com a participação de todos os servidores, magistrados, terceirizados e estagiários da Justiça Federal de Minas, demonstrando o envolvimento da instituição como um todo ao projeto”, explicou.

    O espaço, antes de ter sua estrutura física criada, contou com a capacitação de aproximadamente 300 servidores da JFMG, além da aquisição de licenças virtuais para que pudessem ser colocadas em práticas as ideias propostas.

    “O iluMinas surge em sintonia com o movimento nacional da inovação que o Brasil e o mundo estão passando. Além das diversas orientações normativas existentes no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), quanto a necessidade de criação de Laboratórios e Centros de Inteligência para a materialização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o estado de Minas Gerais carecia de um espaço físico e virtual que oportunizasse a criação desses projetos”, afirmou a magistrada.

    E complementou: “um dos grandes objetivos dos Laboratórios é o exercício de atividades em rede, com compartilhamento de novas práticas, novas tecnologias e experiências relacionadas a melhoria na prestação dos serviços públicos. Um novo mundo se descortina por meio da cooperação e do desenvolvimento do capital institucional”.

    Práticas em andamento - O IluMinas já possui alguns protótipos que estão sendo testados. É o caso da criação de uma central de transporte e outro projeto voltado à sustentabilidade, com a diminuição do uso de papel pelo órgão. Outra ação são as oficinas criadas com os integrantes do Núcleo de Gerenciamento de Precedentes do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), que visa a melhoria dos fluxos jurisdicionais.

     

     


    Serviço
    Inauguração do Laboratório de Inovação da Justiça Federal de Minas Gerias – iluminas

    Convite virtual (clique aqui)
    Data: 19/3/2021
    Hora: 17h
    Transmissão: Youtube da JFMG - https://youtu.be/Uw0v4u_yzs8
    Local: Justiça Federal de Minas Gerais, 16º andar, na Av. Alvarez Cabral, 1805, Santo Agostinho, Belo Horizonte (MG)
    Confirmação: e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

    Previous Next
    Tags:
    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.